O que você tem feito para defender a sua pureza?
“Para defender a sua pureza,
São Francisco revolveu-se na neve, São Bento jogou-se num silvado, São Bernardo
mergulhou num tanque gelado... - Tu, que fizeste?” -São Josemaria Escrivá
O
que você tem feito para defender a sua pureza?
Para melhor refletirmos
sobre esse tema, devemos voltar ao princípio. Em gêneses o pecado original foi
a porta de entrada para a desordem em nossas vidas, provenientes da desobediência,
que gerou a CONCUPISCÊNCIA.
O que é
a concupiscência?
A concupiscência, segundo o
Catecismo da Igreja Católica (pág. 646), é toda e qualquer forma ardente de desejo
humano; é o apetite sensível que se opõe e corrompe a consciência e a moral da
razão humana. São Paulo em suas cartas apostólicas a identifica como “A revolta
que a carne provoca contra o espírito.”. Segundo o Concílio de Trento, Sess. 5°,
Decretum de peccato originali, cân 5: DS 1515 a concupiscência “transforma as
faculdades morais do homem e, sem ser pecado e si mesma, o inclina a cometê-lo.”.
Existem três características da concupiscência:
- Concupiscência da carne ou do corpo: podemos
atribui-la aos desejos sexuais; sensuais; a buscar pelo prazer que o outro pode
lhe proporcionar.
- Concupiscência dos olhos ou cobiça: vai
tratar o nono mandamento: “Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a
mulher do teu próximo, nem seu escravo, nem seu jumento, nem coisa alguma que
lhe pertença.” (Ex. 20,17). Prevalece aqui o desejo por algo que não lhe
pertence.
- Soberba da vida: se manifesta pelo prazer em
ser bajulado, adulado, servido e até mesmo adorado. Também ligeiramente ligado à
falta de humildade.
Essas três características
desviam nossos corações do Amor benevolente, aquele para o qual Deus nos criou.
São João Paulo II em seu livro: Amor e responsabilidade, complementando o que
diz o Concílio de Trento, fala que “a concupiscência do corpo é uma disposição
permanente somente para o prazer, enquanto o dever do homem é o de amar”. Agindo
segundo a concupiscência do corpo o homem vai usar o outro como objeto de
prazer, afastando-se assim do Amor Verdadeiro e tornando-se escravo de suas próprias
vontades, porque o prazer temporário não é capaz de saciar uma alma que foi feita
para a eternidade. Continuando, São João Paulo faz uma analogia da concupiscência
com o “germe de pecado”, que é essa disposição para pecar, ainda que não tenha agido
segundo a carne, a intenção de cometer o ato já é um pecado, ou seja, essa
abertura para o pecado que São João Paulo II chama de “germe”, que existe por
causa do pecado original, já é em si mesmo um mal e ainda diz que é impossível não
vê-lo. O evangelho de São Mateus 5,28 vem confirmar: “Eu, porém, vos digo: Todo
aquele que olhar para uma mulher, com desejo de possuí-la, já cometeu adultério
com ela no seu coração.”.
Por
que estou falando da concupiscência?
Porque a carne, ou seja, o
corpo precisa passar pela purificação do coração para vencer o combate, -contra
a disposição de cometer ofensas a Deus- pela prática da temperança.
“Bem-aventurados
os puros de coração porque verão a Deus.” Mt 5,8
A pureza de coração é uma
condição para ver a Deus, condição esta que só pode ser alcançada por Sua
graça. Para ver a Deus nossos desejos, mais íntimos, nossos olhares, nossas
intenções precisam estar alinhadas a vontade do bom Deus. A pureza é que alinha
essas inclinações e as direciona para o céu. Só assim, olhando para Deus, por
sua graça, tudo que olhamos é purificado.
“Tudo é
puro para os que são puros.” Tito 1,15
Quando nos inclinamos a
estas disposições e tentamos preencher-nos com coisas passageiras, as impurezas
dominam nossos corações, desviam nossas intenções e nos reduz. Fomos feitos para
o próprio Cristo, como diz São Paulo em 2 coríntios 5, 15: “Sim, ele morreu por todos, a fim de que os que vivem já não vivam para
si, mas para aquele que morreu e ressurgiu.” E tudo menos que Cristo e seu
amor, nos escraviza e fere a nossa integridade.
“A
impureza de qualquer ser está em mesclar-se com o que lhe é inferior. Assim,
não se diz que a prata fica impura por misturar-se com o ouro, que a torna
melhor, mas, quando se mistura com o chumbo ou o estanho. Ora, é manifesto, que
a criatura racional é mais digna que todas as criaturas temporais e corpóreas.
Por isso, torna-se impura quando se une, pelo amor, ao que é temporal. E dessa
impureza se purifica pelo movimento contrário, tendendo para Deus, que lhe é
superior. Ora, desse movimento o princípio primeiro é a fé, conforme a
Escritura: é necessário que o que se chega a Deus; creia logo, o primeiro
princípio da purificação do coração é a fé que, quando aperfeiçoada pela
caridade informada, causa a purificação perfeita.” São Tomás de Aquino (Suma Teológica).
Como
alcançar a pureza de coração?
- Oração e mortificação: São Josemaria Escrivá
diz que “Deus concede a Santa Pureza aos
que a pedem com humildade.”, para alcançar a pureza é necessário pedir a
Deus que nos conceda. Sem vida de oração e mortificação não é possível. A oração
é o impulso do coração, é a respiração da alma, como diz Santa Teresinha do Menino
Jesus. É a elevação da alma a Deus, é um olhar para o alto. “É o encontro entre a sede de Deus e a nossa.
Deus tem sede que tenhamos sede dele.” Sem esse encontro diário, sem essa
sede saciada, não há como encontrar a pureza. A mortificação, aqui, como
complemento para matar os desejos da carne e as vontades das coisas vãs e
terrenas para alcançar a reta intenção do coração, que consiste em procurar
realizar a vontade de Deus em todas as coisas.
- Prática da castidade: só a castidade fará com
que você enxergue o outro como um ser integral e com a dignidade de filho de
Deus. A castidade ensina amar, como o próprio Cristo amou. Tendo sempre em
vista o fim último do homem. Praticar a castidade na recusa de todo
consentimento para os pensamentos impuros e olhares mal intencionados que tendem
a desviar o caminho do Amor Divino para as vãs paixões, que muito nos
aprisionam.
- Devoção a Virgem Santíssima: A Virgem Maria, entre todas escolhida, Mãe de toda humanidade, espelho de pureza e castidade. Quem, senão Ela para nos ensinar a pureza de coração? Nenhuma sombra sequer de pecado ou impureza. Alegria dos anjos e da pureza exemplo, peçamos a ela que nos ensine a santa pureza.
Oração a Maria Santíssima
pela Santa Pureza:
Coração Puríssimo de Maria, por vosso amor e com vosso
auxílio, estou resolvido a não consentir, neste dia, em nenhum pensamento
impuro. Ajudai-me, Senhora, a afastá-los logo.
Ave Maria...
Coração Puríssimo de Maria por vosso amor e com vosso
auxílio, estou resolvido a não proferir, neste dia, palavra alguma
indecente. Purificai, Senhora, a minha língua.
Ave Maria...
Coração Puríssimo de Maria por vosso amor e com vosso
auxílio, estou resolvido a guardar, neste dia, especial modéstia em todas
as minhas ações. Ó Senhora minha! Ó minha Mãe! Impetrai-me a graça de sempre e
em tudo dar gosto ao vosso Puríssimo Coração.
Ave Maria...
Meu Jesus,
Fazei-me puro. Puro nos olhos, pensamentos e
nas ações.
Fazei-me humilde, que eu sempre desconfie de mim
mesmo e não me exponha ao perigo do pecado.
Fazei-me penitente, dai-me amor ao sofrimento; tanto
sofrestes por mim, que quero sofrer por vós.
Fazei-me generoso, para que eu nada vos recuse e
toda a minha seja vossa.
Fazei-me zeloso pela Glória de Deus e pela
Salvação das almas
Meu Jesus, fazei-me obediente aos meus pais e
superiores.
Amém!
O mundo moderno tem gritado,
nossos ouvidos têm se inclinado para ouvir, nossos olhares têm se desviado, têm
nos feito desejar as coisas terrenas, no entanto, hoje devemos olhar para o
alto e lutar para alcançar a santa pureza. Observemos o exemplo desses três grandes
santos, - São Francisco, São Bento e São Bernardo-, que em determinadas circunstâncias,
colocaram suas vidas em risco para defender aquilo que Deus havia dado de tão
precioso: a pureza. O que você tem feito para defender a sua pureza? Ou melhor,
o que tem feito para alcançá-la? Lembremo-nos das palavras do próprio Cristo,
só os puros de coração verão a Deus. Não nascemos para essa terra, a eternidade
nos espera. Precisamos cravar nossos olhares e caminhar nessa direção, em busca
da conquista celeste, porque depois, qualquer sacrifício, é pequeno tendo em
vista, uma eternidade para contemplar face a face o bom Deus. Sejamos SANTOS!
Obrigada por chegar até
aqui.
Salve Maria Imaculada!
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