­
­

Conselhos para discernir antes de se casar

  Cameron Riecker         |        11 de janeiro de 2021         |      Tempo de Leitura: 3 minutos 



Namorar, muitas vezes pode parecer um labirinto. Aqueles que são jovens e namoram nunca se casaram antes e, portanto, as águas de um novo relacionamento são um território desconhecido.


Como posso saber se a pessoa é para mim? 
Como posso saber se é ele/ela?
Esse relacionamento vai durar para sempre ou eventualmente acabar? 


Essas são perguntas que todos que estão entrando em um relacionamento novo e promissor se fazem. São perguntas necessárias, mas não ajudam muito. Elas parecem dar origem a mais centenas de perguntas e não eliminam nenhuma das incertezas. 


Sugiro que, em vez de fazer as perguntas acima, que são muito amplas e fáceis de mentir para si mesmo, examine seu parceiro à luz de algumas das perguntas abaixo. 


Eu confiaria que essa pessoa criaria meus filhos se algo acontecesse comigo? 


Esta é uma questão séria que deve ser tratada no início do relacionamento. Você não deve namorar o potencial de alguém, mas a pessoa como ela é. Uma pessoa pode se livrar de maus hábitos ou desenvolver novas virtudes, mas você não deve apostar toda a sua vida de casado em alguém mudar um mau hábito depois que você já se comprometeu com eles! O propósito do casamento é ter filhos e criá-los na fé. Se o seu namorado/namorada não está pronto para assumir esta tarefa, então talvez ele não esteja pronto para este relacionamento. 


Este homem/mulher é alguém em que posso confiar para criar meus filhos na fé? 
Essa pessoa ensinará a meus filhos os valores e crenças que considero importantes? 


Se não, talvez seja hora de avaliar seriamente os méritos do relacionamento; se sim, então talvez esta seja a pessoa com quem Deus está chamando você para se casar. 


Eu ficaria orgulhoso(a) se meu filho/filha crescesse e fosse exatamente como meu namorado/namorada? 


Todos nós temos nossos defeitos. Ninguém é perfeito, mas você aprovaria seu filho/filha se comportando da maneira como seu namorado/namorada se comporta? A pessoa que estou namorando é gentil e educada com os outros ou egoísta e rude? É inevitável que seus filhos apresentem qualidades de ambos os pais. Então, pergunte a si mesmo, eu ficaria honrado em ter um filho se comportando como meu companheiro/companheira se comporta?, então isso pode ser um sinal de que Deus está chamando você para se casar com essa pessoa. Se você ficaria chocado se seu filho se comportasse como seu companheiro/companheira, talvez seja a hora de reavaliar o relacionamento. 


Como meu namorado(a) trata seus pais do sexo oposto? 


Este conselho recebi de um santo padre, chamado Pe. Sebastian. Como sua namorada trata o pai? Ela é educada, gentil e amorosa com ele? Se for assim, é provável que seja assim que ela o tratará quando você se casar. Ela é obstinada e abrasiva? Se for assim, é provável que seja assim que ela o tratará quando você se casar. Seu namorado honra a mãe dele e a trata bem? Ele faz o que ela pede da primeira vez sem reclamar? Nesse caso é provável que ele a trate da mesma forma depois que você se casar. Ele trata mal a mãe e reclama dela pelas costas? Ele falha em ouvi-la? Nesse caso, é provável que ele a trate da mesma forma depois que você se casar. 


Essa pessoa AUMENTA meu amor a Deus ou COMPETE com Deus por meu amor? 


Se você reza com mais frequência agora que está com seu namorado/namorada do que antes de conhecê-lo, você está no caminho certo. Se sua vocação é matrimônio, Deus está chamando você para o céu por meio do seu cônjuge e filho. A família que você criar será a obra que Deus usará para torná-lo santo e feliz. Se o seu namorado/namorada  é alguém que o afasta de Deus e não deixa mais perto d'Ele, então o relacionamento ficará tenso. Seu namorado/namorada deve torná-lo mais santo e fazê-lo amar mais a Deus. Na verdade, seu cônjuge deve ser a pessoa por meio de quem você ama a Deus. Ele deve encorajá-lo a rezar o rosário e ir à Santa Missa diária. Bons relacionamentos não estão enraizados no amor um pelo outro, mas no amor mútuo de Deus por meio do outro. 


Essas perguntas devem ajudá-lo a descartar rapidamente relacionamentos que são ruins para você e fazer perguntas mais sérias sobre o relacionamento que Deus planejou para você. Como em tudo, Deus tem um plano para você e lhe dará o que você precisa para cumprir a Sua vontade. Confie sempre em Sua misericórdia em seu discernimento e Deus proverá.


Notas

  • Texto extraído de: Cameron Riecker, Advice for discerning marriage, Blog: Chastity Project, 2020.

You Might Also Like

0 comentários